segunda-feira, 14 de julho de 2008

DEPUTADO SIMÃO SESSIM – PP/RJ - D21022008



O SR. SIMÃO SESSIM (PP-RJ. Pronuncia o seguinte discurso.) - Senhor presidente, senhoras e senhores deputados, a minha rápida intervenção da tribuna desta Casa é para felicitar Excelentíssimo Senhor Governador do Rio de Janeiro, o nosso prezado amigo Sérgio Cabral, que mais uma vez assume posição de grande relevância para a economia, para o progresso e para o bem-estar social do povo fluminense.

Na tarde de ontem, o governador Sérgio Cabral foi ao estaleiro Mauá, em Niterói, fazer o lançamento do Programa de Sustentabilidade da Indústria Naval do Estado do Rio de Janeiro. E o seu primeiro ato concreto, nesse sentido, foi a assinatura do decreto que passa a isentar da cobrança de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) o aço importado para a indústria naval. O objetivo desta importante e oportuna medida é reduzir o preço do insumo para dar mais competitividade ao setor.

São decisões políticas como esta, senhor presidente, que estão devolvendo ao Rio de Janeiro a posição de destaque que sempre ocupou na economia nacional. Agora mesmo, acabamos de receber a boa notícia da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), dando conta de que empresas estrangeiras irão investir no Estado do Rio de Janeiro cerca de R$ 26 bilhões nos próximos três anos.

E isto, senhor presidente, se deve basicamente ao potencial logístico da nossa região, aos incentivos fiscais que as empresas recebem do governo do Estado, e aos projetos de grande porte que estão chegando À região, como o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), a Companhia Siderúrgica do Atlântico (CSA), o Arco Metropolitano e o Porto de Açu. Da mesma forma, o Estado deve acolher em breve outras novas empresas de siderurgia, tecnologia, alimentos e bebidas, energia, indústria automotiva, além dos pólos cultural, turístico e petrolífero.

A empresa PSA Peugeot-Citroen, que tem sua fábrica localizada no município fluminense de Porto Real, por exemplo, anunciou recentemente, que irá investir 500 milhões de dólares, até 2010, para suas operações no Mercosul, com fábricas no Brasil e na Argentina. A Coca-Cola, que está presente há mais de 60 anos no Rio de Janeiro, também aproveitou os incentivos fiscais oferecidos pelo estado e está investindo cerca de R$ 224 milhões no projeto de ampliação de sua fábrica em Jacarepaguá, na Zona Oeste da capital fluminense.

A mesma situação, senhor presidente, está acontecendo no setor da Indústria Naval, dando, assim, uma demonstração inequívoca de que o Brasil já começa a conquistar uma nova etapa no percurso de seu desenvolvimento. Como bem disse o presidente Ariovaldo Rocha, do Sindicato Nacional da Indústria Naval (Sinaval), o setor da Indústria Naval está saindo de uma situação de naufrágio para seguir em brandos mares.

E justiça seja feita, senhor presidente, precisamos reconhecer de público a coragem do Governo do Presidente Lula em promover, com decisão e firmeza, o renascimento da indústria naval brasileira. É do próprio presidente da Firjan, doutor Eduardo Gouvêa, a advertência de que todo país para ser competitivo precisa de uma indústria naval forte. Até porque, senhor presidente, a indústria naval brasileira já viveu seus momentos de glória, conquistando a posição de a segunda maior do mundo. Infelizmente, começou a decair nos anos 80, sendo literalmente extinta a partir de 1996.

Mas, felizmente, depois de duas décadas de inércia, o setor naval se prepara, com força, para viver um novo momento de glória e pujança, alavancado que está sendo com a grande força da Petrobrás, através da Transpetro, que já assinou contratos para a construção de 26 navios no Brasil.

Portanto, senhor presidente, está de parabéns o governador Sérgio Cabral pela iniciativa de oferecer incentivos fiscais à indústria da construção naval. Ele está dando, com certeza, a sua contribuição para que o Estado do Rio de Janeiro volte a crescer, a gerar empregos, renda, riqueza e felicidade geral para o povo fluminense.

Muito obrigado!

0 comentários: