quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Pezão acredita que tráfego na RJ-116 seja normalizado na segunda

Bom Jardim, município da Região Serrana atingido pelas fortes chuvas.
Fotógrafo: Marino Azevedo

O vice-governador e secretário de Obras, Luiz Fernando Pezão, anunciou essa manhã que o tráfego deverá ser normalizado na RJ-116, na altura de Mury, no acesso a Nova Friburgo, na próxima segunda-feira. Metade da estrada ruiu e hoje o tráfego é feito em meia pista, com o sistema “pare e siga”, praticamente para veículos leves, ônibus e caminhões de donativos e que estão levando equipamentos para a região.

Pezão também afirmou que durante a madrugada as equipes conseguiram liberar o acesso ao município de Bom Jardim através do distrito de Amparo. Hoje, em Teresópolis, começa a montagem da ponte metálica do Exército que dará acesso ao distrito de Sebastiana. Na próxima sexta-feira, a ponte que está chegando do Rio Grande do Sul começa a ser montada ligando o distrito de São Miguel a Bom Jardim.

O vice-governador agradeceu a ajuda do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que enviou para Nova Friburgo uma empresa especializada na construção de pontes. Segundo Pezão, Alckmin disse que foram construídas de forma rápida e segura cerca de duas mil pontes nas cidades paulistas. No Rio, apenas nas cidades atingidas, o vice-governador disse que serão cerca de 60.

- Hoje conseguimos acesso de veículos leves até Bom Jardim e esperamos que até amanhã consigamos chegar até o município com caminhões de donativos. Estamos trabalhando direto para que as cidades possam voltar à normalidade. Aqui em Nova Friburgo, estamos trabalhando na limpeza da cidade durante as noites e essa noite conseguimos limpar o hospital municipal, o que ajuda as pessoas a retomarem suas vidas – frisou Pezão.

Ele ressaltou que hoje as equipes de limpeza vão seguir em direção à Praça do Suspiro, que ainda está coberta de lama. O vice-governador comentou que há informação de que diversos veículos estariam soterrados na região, inclusive com pessoas em seu interior. Para Pezão, a limpeza da região será fundamental para se retomar a autoestima dos moradores.

- Estamos chegando a todas as áreas afetadas. Algumas por ar, mas a grande maioria já por terra. Hoje o Ícaro Moreno (presidente da Empresa de Obras Públicas do Estado – Emop, que está coordenando as equipes na Região Serrana) conseguiu chegar até Village, aqui em Nova Friburgo, onde, segundo relato dos moradores, existem mais de 20 carros soterrados. Aos poucos vamos chegando a todos os pontos – disse o vice-governador.

Sobre o prazo para a reconstrução das cidades afetadas pelas chuvas, Pezão acredita que Itaipava, em Petrópolis, precisa hoje de um grande projeto habitacional e de dragagem dos rios. A grande expectativa é para a identificação de terrenos em áreas planas, para que comecem a ser estudados os planos de construção. Já as cidades de São José do Vale do Rio Preto, Areal e Bom Jardim, deverão demorar de um ano e meio a dois anos para recuperar a normalidade, segundo ele. A situação em Nova Friburgo, entretanto, deverá exigir mais tempo. Pezão admitiu que será preciso mais de dois anos para que sejam feitas todas as obras de recuperação de encostas e das estradas na região.

0 comentários: