domingo, 5 de dezembro de 2010

Governador e ministro anunciam novas diretrizes das Forças de Paz no Rio de Janeiro


Governador Sérgio Cabral reúne-se com o ministro da Defesa, Nelson Jobim
Fotógrafo: Carlos Magno


Mariana Garcia

O governador Sérgio Cabral, o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e o secretário de Estado de Segurança, José Mariano Beltrame, se reuniram no Palácio Guanabara, na tarde deste sábado, para discutir a nova fase das operações de segurança no Rio de Janeiro.

Em entrevista coletiva, após o encontro à portas fechadas, o governador e o ministro informaram que o Exército ficará responsável pelo comando desta nova etapa de operações no Complexo do Alemão e no Complexo da Penha, que sofreram uma série de ataques violentos nas últimas duas semanas.

- Agradecemos o ministro Nelson Jobim pelo esforço e dedicação para manter a ordem e a paz no Rio. Tenho recebido manifestações extraordinárias de pessoas que vivem nessas comunidades e agradeço também à sociedade como um todo e à imprensa pelo apoio nessa luta – afirmou o governador.

O ministro explicou que a força de paz é formada por dois efetivos: os militares, responsáveis pelo patrulhamento, revista e prisão em flagrante, e pelas polícias Civil e Militar, que atuam nas buscas e apreensões. Ele garantiu que o Governo está preparado para eventuais necessidades de recursos financeiros exigidos pela operação.

Ainda de acordo com o ministro Jobim, as forças de segurança não têm data definida para deixar o local e a ação será avaliada periodicamente, ao menos uma vez por mês, para definição de sua continuidade.

- Estamos muito bem articulados e vamos ficar aqui o tempo que for necessário. Para isso, posso garantir que não faltarão recursos – afirmou o ministro da Defesa, Nelson Jobim.

No encontro, representantes das forças de segurança (Exército, Marinha e BOPE) envolvidas no trabalho contra a criminalidade também estavam presentes.

0 comentários: