sexta-feira, 14 de agosto de 2009

DEPUTADO SIMÃO SESSIM – PP

SR. SIMÃO SESSIM (PP-RJ. Pronuncia o seguinte discurso.) – Senhor presidente, senhoras e senhores deputados, nesta última segunda-feira, eu e o engenheiro e prefeito de Nilópolis, Sérgio Sessim, tivemos a felicidade de participar ao lado do Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, o nosso estimado colega, nesta Casa, o deputado licenciado Alexandre Cardoso, do lançamento do Projeto Baixada Digital.

O programa, senhor presidente, consiste na transmissão de internet sem fio e gratuita, já a partir do próximo dia 28 de setembro, e que vai beneficiar, somente nesta primeira fase, cerca de 1,5 milhão e meio de pessoas nos municípios de Nilópolis, Mesquita, Duque de Caxias, Belford Roxo e Nova Iguaçu, a que tenho a honra de representar nesta Casa.

Trata-se, na verdade, senhor presidente, do maior projeto de internet livre do mundo. E com ele, vamos poder implantar também o maior programa de educação virtual da Baixada Fluminense, levando, se Deus assim nos permitir, conteúdo técnico para a formação e qualificação de mão-de-obra de cerca de 200 mil pessoas por ano.

O projeto vai fazer parcerias com as prefeituras para colocar na rede virtual diversos cursos profissionalizantes, passando pelo pedreiro, pelo carpinteiro, pelo bombeiro hidráulico, pelo ladrilheiro, eletricista e, assim sucessivamente.

Na prática, senhor presidente e nobres deputados, o Estado fica responsável pela oferta de infraestrutura de acesso nas escolas, hospitais públicos e postos de atendimento ao cidadão, enquanto as prefeituras se encarregam de formar parcerias para a oferta do acesso do serviço ao cidadão comum.

Assim sendo, as redes do Baixada Digital estarão ligadas a projetos de conteúdo que envolverão diversas secretarias municipais, como a Educação e a Saúde, sendo possível, a partir daí, oferecer serviços online de música, de educação à distância, telesaúde e telemedicina.

Confesso, senhor presidente e nobres deputados, que como morador da Baixada, que vive as agruras daquela região tão pobre, fiquei muito emocionado ao receber este verdadeiro presente do governador Sérgio Cabral.

Como frisei naquela solenidade tão comovente, entendo que, com o projeto Baixada Digital, a Baixada Fluminense chegará ao mundo inteiro, se dizendo presente, através do avanço tecnológico. A nossa região vai ficar conhecida, vamos começar a dar ao mundo o nosso endereço eletrônico. Isto é muito emocionante.

Lembro, inclusive, ter chegado ao exagero de afirmar, senhor presidente, que eu e os 4 milhões de moradores da Baixada Fluminense, estamos vivendo, neste momento, a mesma sensação que sentiu o homem ao pisar na lua.

É bem verdade, nós não chegamos à lua, mas chegamos, sim, ao mundo virtual, ao mundo digital. E isto, para nós, significa olhar de frente para os países desenvolvidos, certos que estamos, de que não perderemos o bonde do avanço tecnológico.

Resta-nos, portanto, parabenizar o Governador Sérgio Cabral, o nosso Secretário de Ciência e Tecnologia, deputado Alexandre Cardoso, e a toda a sua equipe que nos deu este presente maravilhoso, que é o Baixada Digital, torcendo para que a população de Nilópolis e de cidades vizinhas possam gozar de mais este benefício em prol da grandeza e a redenção sócio-econômica da região.

Muito obrigado, senhor presidente!

0 comentários: