quinta-feira, 2 de julho de 2009

Verba para a obra poderá vir do governo federal


Uma comissão envolvendo representantes de saúde de 13 municípios da Baixada Fluminense vai elaborar projetos para transformar o 4º andar do Hospital Municipal Moacyr Rodrigues do Carmo (HMMRC), em Duque de Caxias, numa Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) com 46 leitos para atender aos pacientes da região. A idéia foi concebida na manhã desta terça-feira, 30 de junho, durante reunião na unidade, que contou com a presença de secretários municipais de saúde e a direção do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense (Cisbaf), que vai coordenar o processo. Os nomes que vão integrar a comissão serão escolhidos em nova reunião a ser realizada ,em breve, na sede do Cisbaf, em Nova Iguaçu

Para a secretária geral do Cisbaf, Rosângela Bello, o próximo passo será a elaboração do projeto com o calculo de custo da obra, equipamentos e a duração dos trabalhos. A verba, segundo ela, poderá vir do governo federal. “Acredito que todos os municípios da Baixada Fluminense saem ganhado com esta oportunidade, já que o espaço disponível no 4º andar deste hospital é maravilhoso”, observou Rosângela. Ela estava acompanhada da equipe técnica do Cisbaf e disse acreditar que o déficit de leitos poderá cair de 140 para menos de 100 com a implantação da nova UTI. “Daria para respirar um pouco”, concluiu Rosângela.

Durante a reunião, os secretários trocaram informações sobre as experiências em suas cidades e das dificuldades enfrentadas em decorrência da carência de leitos. Todos se mostraram favoráveis à iniciativa que vai beneficiar toda a Baixada Fluminense. “Teremos outras reuniões sobre o assunto, mas o importante é que já demos o primeiro passo. Esta nova UTI vai beneficiar nossa região”, destacou Raymond Jacob, secretário de Saúde de Nilópolis.

O secretário de Saúde de Duque de Caxias, Danilo Gomes, levou o grupo para conhecer as instalações do hospital. Ele disse que a unidade foi inaugurada com objetivos eleitoreiros, no ano passado, com vários pontos inacabados, qualidade de material duvidosa, além de muitas paredes rachadas. O secretário declarou que o município tem dificuldades para manter o hospital e por isso decidiu reunir todos os secretários para tornar a unidade um hospital regional. “Temos um volume de trabalho enorme, com até 900 atendimentos diários, e um gasto de R$ 6 milhões por mês somente com a manutenção da unidade”, observou Danilo.

Além dos representantes do Cisbaf, participaram da reunião o vice-prefeito Jorge Amorelli, os secretários Alexandre Olivares (Mesquita), Raymond Jacob (Nilópolis), Carlos Graça (Itaguaí), Patrícia Coelho que representou o secretário Iranildo Campos (São João de Meriti) e Fábio Volnei Stasiaki (Japeri).

Quarto andar que abrigará UTI com 46 leitos " border="0">
Quarto andar que abrigará UTI com 46 leitos

Secretários de saúde reunidos no HMMRC discutem a construção de uma UTI na unidade " border="0">
Secretários de saúde reunidos no HMMRC discutem a construção de uma UTI na unidade

Secretários em visita às instalações do HMMRC " border="0">
Secretários em visita às instalações do HMMRC

0 comentários: