quarta-feira, 1 de julho de 2009

Mercadante diz que PT só define posição sobre Sarney depois de conversar com Lula


[Foto: líder do PT, senador Aloizio Mercadante (SP)]

O líder do PT, senador Aloizio Mercadante (SP), disse na noite desta quarta-feira (1º), ao sair de reunião na casa do presidente do Senado, José Sarney, que seu partido só vai definir a sua posição relativamente à situação de Sarney depois de conversar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que chegou esta noite ao Brasil depois de viagem oficial à Líbia. A reunião deve ocorrer

Mercadante informou também que o presidente do Senado disse aceitar a institucionalização do colégio de líderes e a criação de uma comissão suprapartidária de senadores para gerir a crise. Sarney, entretanto, de acordo com Mercadante, reiterou que não aceita se licenciar. De manhã, os senadores do PT se reuniram com Sarney e propuseram a ele que se licenciasse do cargo por 30 dias. Naquela ocasião, o presidente afirmou que não estaria disposto a aceitar a sugestão.

As propostas de institucionalização do colégio de líderes e de criação de uma comissão de senadores foram levadas a Sarney pelo PSDB na terça-feira (30). A comissão teria como objetivo apresentar soluções administrativas para a crise do Senado e buscar a punição dos culpados pelas possíveis irregularidades. A escolha dos senadores integrantes da comissão caberia à Mesa.

O líder do PT disse também que Sarney lembrou, durante a reunião, as medidas já tomadas pela Mesa com o intuito de promover mudanças na administração do Senado, como a redução de diretorias, a criação do Portal da Transparência e a contratação de consultoria externa, feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Mercadante voltou a dizer na entrevista que a crise do Senado não pode ser creditada apenas a Sarney, que presidiu o Senado por apenas quatro dos 14 anos em que Agaciel Maia esteve à frente da Diretoria Geral. Para o líder petista, a crise é institucional.

Dez dos 12 senadores do PT estiveram na reunião. Apenas Tião Viana (PT-AC) e Flávio Arns (PT-PR) não participaram. O líder da bancada, Aloizio Mercadante, deve voltar a se reunir com Sarney nesta quinta-feira.

De acordo com informações da assessoria de imprensa da Presidência do Senado, Sarney também deverá se reunir com Lula. Porém, a reunião não acontecerá nesta quarta-feira.

Moisés de Oliveira Nazário e Silvia Gomide / Agência Senado

0 comentários: