sábado, 9 de maio de 2009

Transportes e Turismo inauguram bicicletário no estádio do Maracanã



O secretário de Transportes, Julio Lopes, e a secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Márcia Lins, inauguraramo bicicletário do Maracanã. Localizado no estacionamento do estádio, que fica em frente ao Portão 13, o espaço reservado aos amantes do ciclismo oferece 88 vagas. A iniciativa faz parte da campanha Rio Estado da Bicicleta – Vá de Bicicleta, Faz Bem para Você, Faz Bem para o Rio, coordenada pela Secretaria de Transportes do Estado do Rio, para introduzir a cultura cicloviária na vida de cariocas e fluminenses. Meio de transporte não-poluente, a bicicleta é utilizada cotidianamente pela população de países como Alemanha e França. Segundo o secretário de Transportes, Julio Lopes, em parceria com a Secretaria Municipal de Transportes, há a intenção de transformar Paquetá no bairro símbolo da bicicleta - a ilha é oficialmente considerada um bairro do município do Rio de Janeiro. Uma das propostas em discussão é a criação de um museu sobre o meio de transporte no local.

- Estou conversando com o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, para fazermos de Paquetá um grande ícone do ciclismo no Rio de janeiro. Lá vamos fazer o Museu da Bicicleta, mostrando a história do meio de transporte porque queremos que as pessoas brinquem mais, usem mais a bicicleta. Vamos fazer uma volta pelo Centro do Rio, vamos pegar as barcas de bicicleta no dia da inauguração do espaço - anunciou.

De acordo com a secretária de Turismo, Esporte e lazer, Márcia Lins, em breve, outros bicicletários serão colocados dentro do Maracanã.

- O Maracanã é, hoje, um dos lugares mais centrais de nossa cidade, servido por metrô, ônibus, carros, trens e, finalmente, pelo sistema de bicicletas, possibilitando que nossos torcedores venham para cá com o meio de transporte. Acho que é um grande ganho para a nossa cidade – disse.

Presente à cerimônia de inauguração do bicicletário, o ministro das Cidades, Márcio Fortes, falou sobre a questão da acessibilidade nas grandes cidades.

- A bicicleta faz bem à saúde e por isso precisamos ter ciclovias. O programa Bicicleta Brasil criado por mim no governo federal se propõe a ampliar o número de ciclovias no país, e o número de bicicletários. Não precisamos levar o carro para a cidade, podemos ir de bicicleta. A bicicleta é importante para descongestionar o trânsito nas metrópolis. É um ótimo meio de locomoção e preserva o meio ambiente, nada de poluição – destacou Fortes.

Antes da inauguração das 88 vagas, o secretário de Transportes, Julio Lopes, o ministro Márcio Fortes e o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, passearam com bicicletas elétricas.

0 comentários: