quinta-feira, 2 de abril de 2009

Mário Couto diz que já tem assinaturas para criação da CPI do DNI



[Foto: senador Mário Couto ]





Na próxima semana o senador Mário Couto (PSDB-PA) deverá apresentar um novo requerimento para criação de uma comissão parlamentar de inquérito com o objetivo de investigar irregularidades no Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT). Ele revelou que já conta com a assinatura de 28 senadores e que ainda aguarda a decisão dos parlamentares do PDT.

- Atenção Brasil, atenção meu Pará querido: consegui de novo e vou instalar a CPI do DNIT. Oxalá seja eu o presidente desta CPI, pois quero mostrar à Nação a podridão que se encontra instalada naquele e em outros órgãos também - afirmou Mário Couto.

O senador antecipou que um dos assuntos que deverá ser investigado pela CPI do DNIT é o contrato para a construção da eclusa da Hidrelétrica de Tucuruí, no Pará, obra incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Mário Couto informou que o serviço foi licitado inicialmente em R$ 248 milhões. Porém, a construtora responsável pediu um aditamento ao contrato. A lei de licitação permite um acréscimo de até 25%, ou seja, R% 62 milhões, mas o aditivo teria sido feito no valor de R$ 155 milhões.

- Olha, Pará, como o dinheiro vai embora. Por isso a eclusa não sai nunca. Vocês do sudeste do Pará, que esperam anos e anos e anos pela obra, olha como é a roubalheira. Vou desmascarar tudo isso na CPI do DNIT. Pode até ser que o governo mande arquivar a CPI, mas o Ministério Público vai tomar conhecimento, a Nação vai tomar conhecimento, o meu estado do Pará vai tomar conhecimento - declarou Mário Couto.

Em aparte, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) disse que o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Ministério Público Federal deveriam ser os responsáveis pela investigação, e não o Senado. Ele observou que sempre que se aproxima de períodos eleitorais, CPIs são propostas. Mário Couto discordou e assinalou que a Constituição é que enumera entre as responsabilidades do Legislativo a de fiscalizar o Executivo.

0 comentários: