quinta-feira, 9 de abril de 2009

“Governo nos Bairros” presta mais de 22 mil atendimentos no Pilar

A segunda edição do projeto “Governo nos Bairros”, da Prefeitura de Duque de Caxias, atendeu 22.707 moradores do bairro Pilar, no segundo distrito, e comunidades vizinhas . Ação contou com a participação dos órgãos da administração que ofereceram serviços gratuitos. As áreas mais procuradas foram saúde e assistência social. A operação “Choque de Ordem” também esteve no bairro, promovendo a limpeza das ruas e desobstrução dos passeios e espaços públicos, além de orientar os moradores e comerciantes sobre irregularidades.

O prefeito José Camilo Zito (PSDB) passou a manhã e o início da tarde na região e conversou com os moradores. Disse que está cobrando do governo do Estado a conclusão das obras iniciadas na gestão passada, como a duplicação da Avenida Presidente Kennedy e que outros benefícios chegarão ao bairro Pilar. Disse também que está à procura de soluções para o problema da água e busca uma solução para a redução no preço das passagens de ônibus em Caxias.

Zito conversa com moradoras da comunidade " border="0">
Zito conversa com moradoras da comunidade

“O governo federal vem colaborando e mostrando que tem responsabilidade conosco. É assim que se governa, sem olhar para a sigla partidária”, disse Zito, acrescentando que seu governo é de todos, principalmente daqueles que querem ver o progresso da cidade.

Zito também anunciou os próximos atendimentos do projeto “Governo nos Bairros”: dia 18, na Praça da Apoteose, no bairro Vila São Luís, e dia 26 de abril, no bairro Laguna e Dourados.

O atendimento foi das 8h às 13h, e enquanto os adultos procuravam os serviços oferecidos gratuitamente, seus filhos puderam se divertir nos equipamentos montados na Avenida Presidente Kennedy ou participar das oficinas culturais oferecidas pelas Secretarias de Cultura e Educação.

O governo municipal procurou, com os serviços, proporcionar facilidades aos moradores da região, em sua maioria trabalhadores que durante a semana não têm tempo. No local, eles puderam fazer exame clínico ou simplesmente obter um documento. A Secretaria de Assistência Social ofereceu carteira de identidade, carteira profissional e isenção de pagamento de taxa para obtenção de certidões cartorárias. As fotografias também foram gratuitas.

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, junto com o Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência Doméstica, deu orientação e divulgou informações úteis às vítimas, como procurar as autoridades policiais para denunciar os agressores ou ligar de graça para a central de atendimento à Mulher: número 180.

As mulheres do Pilar ganharam serviço de manicure " border="0">
As mulheres do Pilar ganharam serviço de manicure

A Secretaria de Saúde ofereceu vários serviços: exames preventivos para mulheres, vacinação, atendimento odontológico, aplicação de flúor e distribuição de kit de higiene bucal para crianças. Houve também a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST/Aids) e distribuição de preservativos. Um laboratório também foi montado no local para que os moradores conhecessem a evolução do mosquito Aedes aegypti e saber dos cuidados que devem ser tomados para evitar a doença.

Atendimento odontológico " border="0">
Atendimento odontológico

O governo não se esqueceu dos jovens. A Secretaria de Cultura atendeu dezenas de crianças que puderam pintar o rosto e receberam máscaras de coelhinhos para se divertirem na semana da Páscoa. A Secretaria de Educação montou oficinas de pintura, leitura com 2.500 títulos, biscuit, artesanato e pintura em tecido. Muitos jovens optaram pela área de lazer onde teve dança com DJ e brinquedos, como pula-pula e touro mecânico.

A Semana da Páscoa começou no bairro Pilar " border="0">
A Semana da Páscoa começou no bairro Pilar

O caminhão de leitura atendeu mais de 300 crianças " border="0">
O caminhão de leitura atendeu mais de 300 crianças

A Secretaria de Trabalho e Renda participou do evento, cadastrando trabalhadores e oferecendo acesso gratuito à Internet. O mesmo serviço foi prestado pela Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico e Políticas Sociais de Duque de Caxias (Fundec), que também ajudou moradores na elaboração de currículos. A Secretaria de Fazenda montou um posto para expedição de guias de IPTU e orientação sobre legalização de comércio.

Moradores puderam também levar para casa mudas de plantas e árvores decorativas e frutíferas oferecidas pela Secretaria de Meio Ambiente que também levou o projeto “Pipas”, de preservação do meio ambiente, desenvolvido em parceria com a Petrobras. A Defesa Civil participou do evento mostrando os equipamentos usados no dia-a-dia.

O projeto Pipas na preservação do meio ambiente " border="0">
O projeto Pipas na preservação do meio ambiente

A secretaria de Meio Ambiente distribiu mudas de árvores e orientou sobre plantio " border="0">
A secretaria de Meio Ambiente distribiu mudas de árvores e orientou sobre plantio

Mônica Moura Silva, de 30 anos, moradora do Pilar, disse que foi bem atendida pela Prefeitura. “Fui tratada com educação e orientada a procurar a Secretaria de Assistência Social para resolver meu problema com a Bolsa Família”, disse Mônica.

Mônica Moura elogiou o atendimento " border="0">
Mônica Moura elogiou o atendimento

Outro morador beneficiado com o projeto “Governo nos Bairros” foi Carlos de Oliveira, de 13 anos, que precisava tirar a carteira de identidade. “Esse serviço é muito bom. Consegui, de graça, tirar o documento que precisava. Ganhei até a foto”, comemorou o estudante, que conseguiu tudo em menos de uma hora.

Carlos de Oliveira conseguiu a Carteira de Identidade em pouco tempo " border="0">
Carlos de Oliveira conseguiu a Carteira de Identidade em pouco tempo

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