segunda-feira, 30 de março de 2009

Escolas de Belford Roxo terão ensino religioso



A implantação do ensino religioso nas escolas municipais de Belford Roxo foi um dos temas do encontro entre o bispo de Nova Iguaçu, dom Luciano Bergamin, o padre Antonio Pedro, da paróquia São Simão, Lote XV, e o secretário de Educação, William Campos, na sede da Secretaria, em São Bernardo. Os três visitaram ainda a Creche Municipal José Ignácio Gonçalves Ziza, em Areia rança, onde almoçaram. William Campos quer a parceria da Igreja Católica – e de outras denominações – para diversos projetos educacionais.

Dom Luciano explicou que a Igreja Católica tem preocupação com a educação e afirmou que a instituição está de portas abertas para apoiar qualquer projeto que beneficie a população. “Vamos colaborar, pois a educação é um dos principais pilares de uma sociedade. Acredito que é fundamental a implantação do ensino religioso nas escolas municipais, pois vivemos em um mundo violento e as pessoas precisam se aproximar mais de Deus para que possamos resgatar os valores humanos das famílias”, disse o bispo, lembrando que no dia 7 de abril, às 15h (o local a ser definido deverá ser o auditório da Fabel, Centro) será realizado um culto ecumênico com a presença do prefeito Dr. Acides Rolim.

Wiliam Campos destacou que já nomeou uma coordenadora de ensino religioso para montar o projeto de implantação da disciplina nas escolas, que irá acontecer no ano que vem. “Vamos desenvolver uma série de projetos com a igreja. Quero fazer uma reunião nas paróquias e explicar nossas propostas. Para se ter uma idéia do caos, metade dos moradores da cidade (250 mil pessoas) não concluíram o ensino fundamental. Temos que fazer uma cruzada pela educação. Queremos também firmar convênios com as creches da igreja. Tínhamos 10 creches e hoje estamos com 13, mas precisamos chegar a 26”, concluiu.

Em seu gabinete o secretário fez um rápido balanço de como encontrou a educação de Belford Roxo. Segundo ele, uma das aberrações encontradas foram os contratos temporários para professores e outros profissionais da área. “Há sete anos não se faz concurso para a educação nesta cidade. Há cinco anos os contratos eram renovados. Já estamos preparando concurso para este ano. Preciso do apoio da igreja para propagar que o contrato – que não dá nenhuma garantia trabalhista – contraria a lei”, finalizou Wiliam Campos, acrescentando que o município ficou em último lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no ano passado. “Temos que mudar esta situação e para isso não falta dinheiro. No orçamento do ano passado a educação foi contemplada com R$ 100 milhões”, concluiu. Após a reunião o bispo, o secretário e funcionários participaram de um culto no galpão da Secretaria. Dom Luciano ganhou de presente de William Campos uma agenda escolar que é utilizada pra acompanhar o dia-a—dia das crianças nas creches.

Box

Bispo e secretário almoçam em creche

Dom Luciano Bergamin, padre Antonio Pedro e William Campos chegaram à creche José Ignácio Ziza às 12h35. Recebidos pela diretora Eulália Alves Lins de Moraes, o secretário e o bispo foram de sala em sala para verificar o trabalho que está sendo realizado na unidade, que atende a 83 crianças de 3 a 5 anos, das 7h ás 18h.

O bispo lembrou que é fundamental e investir na educação infantil para que a criança cresça sabendo os valores da sociedade. “Crescendo na escola ela se desenvolverá e aprenderá a ter bom relacionamento e a amar a Deus também”, arrematou.

William Campos frisou que ainda não havia visitado a creche. Ele afirmou que as creches são prioridades da administração do prefeito Alcides Rolim. “Tudo começa aqui. Mesmo com tanto dinheiro na Educação, esta unidade não recebeu sequer uma pintura. Estamos fazendo muita coisa, mas ainda temos muito que melhorar, pois a educação em Belford Roxo é de péssima qualidade”, disse o secretário.

Ao som da “Oração de São Francisco”, interpretada por Raimundo Fagner, o secretário, o bispo, a diretora e representantes da Secretaria municipal de Educação almoçaram arroz, feijão, frango, salada de legumes e peixe e aprovaram a melhoria na alimentação das crianças,implementada pela administração do prefeito, Dr. Alcides Rolim.

Fotos de Cláudio Molina
Legenda: Na creche, Dom Luciano lembrou que é fundamental e investir na educação infantil
Legenda, Dom Luciano, na sede da secretaria, afirmou que a instituição está de portas abertas para apoiar projeto que beneficie a população

0 comentários: