segunda-feira, 23 de março de 2009

Ministro da Justiça assina convênio de R$ 13 milhões para Caxias na área de segurança

A adesão de Duque de Caxias ao Pronasci (Programa Nacional de Segurança Pública) trará ao município investimentos de cerca de R$ 13 milhões. O acordo de cooperação técnica foi assinado , pelo prefeito José Camilo Zito (PSDB) e pelo ministro da Justiça, Tarso Genro, no Teatro Raul Cortez, para uma platéia de 450 pessoas.

Com a elaboração do documento, Caxias é o primeiro município da Baixada Fluminense, de um total de 13, a estabelecer parcerias com a União este ano. Ao todo serão desenvolvidos 32 projetos, como Territórios da Paz, que são pólos irradiadores de ações sociais, esportiva e de lazer, tornando o espaço seguro, capacitação da Guarda Municipal, aquisição tecnologias não-letais e câmeras de segurança.

Implantado em 20 estados, o Pronasci, para o prefeito Zito, é o caminho para crianças, jovens e adultos. “Acredito no projeto porque ela é gerador de oportunidades e trabalha com ações preventivas de segurança”, disse o prefeito Zito.

O ministro da Justiça abriu a etapa municipal do Congresso Nacional de Segurança Pública e Cidadania. Ressaltou que pela primeira vez na história do país existe uma articulação política entre as três esferas de governo no Estado. De acordo com Tarso, a integração de Duque de Caxias ao programa é uma conquista de projeto. “Não existe questão partidária, mas sim um ideal que dará resultados a médio e longo prazo”, aposta o ministro.

Lagunas e Dourados e Jardim Anhangá deverão ser os locais onde serão implantados os projetos Territórios da Paz. Haverá também investimentos em espaços urbanos seguros, centros para juventudes, aquisição de armamentos não-letais, treinamento da Guarda Municipal e instalações de câmeras. “Com os recursos do Pronasci, termos a possibilidade de implantar corredores de segurança com monitoramento 24h e promover a ação preventiva e social na cidade”, ressaltou o secretário de Integração, Segurança Pública e Defesa Civil, Zaqueu Teixeira.

Nos dias 17 e 18 de abril, a Secretaria de Segurança de Duque de Caxias promoverá, no Teatro Raul Cortez, o lançamento da 1ª Conferência Municipal de Segurança Pública (CONSED), que acontecerá durante a semana dos 100 dias de governo.

Também compareceram ao evento a deputada federal Andreia Zito; o deputado estadual Marco Figueiredo; o chefe de polícia da Baixada, Roberto Penteado; o comandante do 15º Batalhão de Polícia Militar, Luís Antonio Corso; o presidente da Câmara de Duque de Caxias, Mazinho; e Egídio Neto, que representou o secretário estadual de Segurança, José Mariano Beltrame, entre outros.

Zito recebe ministro no teatro Raul Cortez " border="0">
Zito recebe ministro no teatro Raul Cortez

 Zito assina convêncio com a União, tendo Tarso Genro e Zaqueu e mesa
Zito assina convêncio com a União, tendo Tarso Genro e Zaqueu e mesa

Caxias promove primeira conferância na área de segurança da cidade " border="0">
Caxias promove primeira conferância na área de segurança da cidade

Teatro ficou lotado no evento da CONSED " border="0">
Teatro ficou lotado no evento da CONSED


Texto: Antonio Pfister / Fotos: George Fant

0 comentários: