quarta-feira, 25 de março de 2009

Maternidade de Mesquita amplia atendimento

Maternidade de Mesquita amplia atendimento
Topázio, Jade e Safira além de pedras preciosas também são nomes das enfermarias da Maternidade Municipal de Mesquita, que funciona no Hospital Municipal Engenheiro Leonel de Moura Brizola (antigo São José). A procura pela unidade aumentou tanto que, 13 bebês, nasceram no mesmo plantão, no início do mês.
Pelo menos, 50% das gestantes são moradoras de cidades vizinhas. “Eu não consegui vaga em Nova Iguaçu,  onde moro. Aqui, tive a oportunidade de fazer meu pré-natal e ter meu bebê, sem qualquer problema, mesmo sem residir no município”, disse a dona de casa, Daiana da Silva Santos, 20 anos.
Segundo o diretor da maternidade, o médico, Marcelo Lopes Cardoso, a demanda é conseqüência do fechamento de algumas maternidades em outros municípios. “Estamos fazendo cerca de 70 partos por mês”, disse o diretor. O médico plantonista da obstetrícia, Marcos Sperli Garcia disse que casos com gravidades são transferidos para hospitais de grande porte como Hospital Geral da Posse e hospitais do Rio de Janeiro. “Posso assegurar que 99% dos casos são resolvidos na maternidade municipal”, afirma Garcia.
As crianças nascidas na maternidade municipal são submetidas, na própria unidade hospitalar, ao teste do pezinho, recebem vacinas para prevenção de diversas doenças infecto-contagiosa e saem com a primeira consulta marcada com o pediatra para futuros acompanhamentos. Além disso, desde o 2007, o hospital oferece registro de nascimento gratuito, graças a um convênio com o cartório local. As mães também passam por exames de diagnósticos de doenças sexualmente transmissíveis que são realizados no laboratório da unidade, que funciona 24 horas.
Para o obstetra, Garcia a qualidade do serviço essencial também aumenta a procura. “Já trabalhei em um outro hospital que tinha tomógrafo e não tinha luvas. A atenção básica de saúde tem que funcionar bem”, revela o médico. A dona de casa, Cinara Maria Silva Pereira, que também mora em Nova Iguaçu, disse ter encontrado, na Maternidade Municipal de Mesquita, segurança e tranqüilidade para ter seu segundo filho, a menina Ágata Leandra. “Minha filha nasceu de parto normal e correu tudo muito bem. Não tenho do que reclamar”, declarou entanto amamentava a bebê.
Além de incentivar o parto natural humanizado, a maternidade também oferce o Projeto Jovem Mãe, com atendimento integral à gestante adolescente, de segunda sexta-feira. A equipe que atende as jovens é composta pos médico, enfermeiro, assistente social e psicólogo. A Maternidade Municipal de Mesquita fica na Avenida União, s/nº, Bairro Santa Terezinha.

0 comentários: