quinta-feira, 19 de março de 2009

Em homenagem ao deputado Clodovil Hernandes, Senado encerra sessão

[Foto: deputado Clodovil Hernandes]

A pedido de vários senadores, a sessão plenária desta quarta-feira (18) foi levantada em homenagem do deputado Clodovil Hernandes, falecido na terça-feira (17), em Brasília, em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC).

O líder do PT, Aloizio Mercadante (PT-SP), comentando homenagem feita a Clodovil pelos membros da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), com aprovação de projeto de lei (PLC 115/07) de sua autoria que autoriza o enteado ou a enteada a adotar o nome de família do padrasto ou da madrasta, relembrou o gosto pela polêmica do deputado.

- É evidente que nem todos concordavam com ele; inclusive eu mesmo não concordava com muita coisa que ele dizia. Faz parte da democracia, no entanto, o direito de dizer, com toda a liberdade. Mas ele tinha coragem, alegria, animava as tardes em São Paulo, em programa que existiu, durante muitos anos, na televisão - disse Mercadante.

Heráclito Fortes (DEM-PI) destacou o lado humano e afetivo de Clodovil, pessoa que, segundo ele, "conseguia ao mesmo tempo ser ríspida e afetiva num piscar de olhos".

- O deputado Clodovil era um homem que fazia questão de marcar a sua presença com essa personalidade forte; muitas vezes pagava preço alto por suas atitudes, mas assumia a responsabilidade - recordou Heráclito.

Já o senador Marco Maciel enalteceu Clodovil por sua vocação pela vida pública e também pelo seu interesse em pensar o país e as instituições brasileiras.

Marcelo Crivella (PRB-RJ) se referiu à infância pobre e à discriminação sofrida por Clodovil por sua homossexualidade, e o elogiou também por assumir publicamente sua opção sexual. Gerson Camata (PMDB-ES) destacou o caráter sincero e franco de Clodovil que o fazia dizer sempre o que pensava, enfrentando as consequências de suas palavras. Papaléo Paes (PSDB-AP) também se associou às homenagens prestadas ao deputado, assinalando os relevantes serviços prestados por ele nas áreas de comunicação e alta costura.

Alvaro Dias (PSDB-PR) também homenageou o estilista, mas protestou, no entanto, contra a suspensão dos trabalhos no Senado Federal em razão do falecimento de parlamentares.
Laércio Franzon / Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
88977

0 comentários: