quarta-feira, 4 de março de 2009

Alunos da Escola Especial Anne Sullivan lançam jornal





Jovens Antenados. O título do jornal produzido pelos alunos da Escola Estadual Especial Anne Sullivan, em Niterói, não poderia ser mais adequado para representar a realidade dos meninos e meninas deficientes visuais, auditivos e intelectuais que estudam no local. Travando uma luta contra o preconceito, eles próprios sugeriram e fizeram textos, entrevistas, charges e poesias para a publicação, que será lançada oficialmente na próxima sexta-feira, dia 6, às 10h30.

O projeto, um dos vários desenvolvidos na escola, envolveu várias turmas e exigiu muita dedicação. A partir de temas desenvolvidos em sala de aula e de vivências pessoais, os próprios alunos decidiram o que abordar. De acordo com a diretora da instituição, Vania Boechat, o objetivo do projeto é contribuir para a inclusão dos estudantes:

- A sociedade ainda discrimina muito as crianças especiais. Nosso trabalho é para que eles sejam tratados da mesma forma que os alunos chamados normais e, para isso, temos uma grande preocupação pedagógica, promovemos várias atividades – afirma.

Entusiasta do projeto, a professora Elaine Ribera, uma das colaboradoras, concorda com a diretora e fica emocionada ao lembrar do empenho dos alunos:

- A idéia do jornal surgiu a partir de projetos anteriores que resgatavam o gosto pela leitura e pela arte. Queremos mostrar aos próprios alunos que eles são capazes, cada um dentro da sua possibilidade. Nós damos os estímulos, as oportunidades. Mostramos que é possível e eles fazem o resto – conta.

Elaine lembra que três ex-alunos da escola foram aprovados no último vestibular para o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Uma vitória de estudantes, pais e professores contra as dificuldades e o preconceito.

- Temos casos de alunos que chegam na sala de aula com 10 anos ou mais sem saber ler ou escrever porque não tiveram acesso à educação especializada antes. Nossa grade curricular é a mesma das escolas comuns, com as necessárias adaptações, como uso de livros em braile ou libras. Os professores são especializados, têm pós-graduação. Acreditamos muito na importância desse trabalho – enfatiza.

Um pouco de história

A Escola Estadual Especial Anne Sullivan é uma das 15 unidades estaduais a oferecer ensino para crianças especiais. Cerca de 200 alunos de Niterói e cidades vizinhas estudam no local, que oferece o primeiro segmento do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). A escola funciona desde 1961, quando foi criada a primeira sala especial do Estado, anexa à Escola Estadual Pinto Lima. Os alunos são atendidos por um corpo docente altamente especializado e são incluídos na rede regular de ensino para darem continuidade aos estudos, retornando à escola para atendimento em sala de recursos. A instituição é considerada de excelência pela comunidade escolar, sendo referência para estágios de universitários e visitações de outras instituições do Estado.





0 comentários: