domingo, 19 de outubro de 2008

Big riders na Barra

Carlos Burle e Eraldo Gueiros são nomes conhecidos do surfe. Principalmente quando se fala do surfe em ondas grandes. Os dois estão no Rio de Janeiro treinando para a temporada no Pacífico Norte, quando moram durante cerca de quatro meses no Havaí. E o local escolhido para treinarem o town-in (surfe no qual um dos atletas é rebocado por um jet-sky para entrar na onda) é a Barra da Tijuca.

Burle, Maya e Eraldo na Barra. Foto de Hudson Pontes

A novidade é que esse anos eles não estão sozinhos. Uma menina se juntou a eles. É Maya Gabeira. A surfista, que já encarou na remada as mais temidas ondas do planeta, quer entrar para o insano grupo dos caçadores de ondas gigantescas, que podem atingir até 20 metros de altura.

Na edição desse domingo do GLOBO Barra (leia aqui) você pode ler a matéria que fizemos com os big riders. E aqui, pode conferir o vídeo dos três falando sobre o treinamento, o surfe de ondas grandes, o medo de surfar em mares enormes e sobre a carreira de maneira geral.

Irajá ganha shopping

A fachada do shopping, próximo ao Trevo das Margaridas, em Irajá. Foto: Divulgação


Um novo empreendimento promete levar mais lazer e modernidade para o Irajá, na Zona Norte. É o Via Brasil Shopping, que já começou a ser construído. A previsão de inauguração do novo shopping é em 2010, mas já dá para conferir como será, por exemplo, a fachada (acima) e o interior do complexo (abaixo). Confira a reportagem na íntegra na edição deste domingo do Globo Zona Norte ou no Globo Digital (somente para assinantes).


Porto da Pedra já tem seu samba

Após uma longa seletiva, o trio formado por David de Souza, Fábio Costa e André Felix venceu, pela terceira vez consecutiva, a disputa do samba-enredo "Não me proíbam criar, pois preciso curiar! Sou o país do futuro e tenho muito a inventar!". A matéria completa você pode ler na primeira edição do Minha Cidade, novo suplemento semanal do Extra que chega às bancas neste sábado. Ouça aqui o samba que vai representar a Porto da Pedra no Carnaval 2009.


A vez de Mangueira e Unidos da Tijuca

Apenas três escolas do Grupo Especial ainda não definiram seus sambas para o ano que vem, e esta noite Estação Primeira de Mangueira e Unidos da Tijuca diminuem essa conta para apenas uma. Então, como aconteceu toda esta semana, antes de você ir para a quadra, disponibilizamos sambas concorrentes para você ouvir e escolher seu favorito.

Estação Primeira de Mangueira (Rua Visconde de Niterói 1.072 - Mangueira. A partir das 22h. Ingresso: R$ 20)

Samba de David Corrêa, Marcelo D'Aguiã, Resemar da Mangueira e Bizuca.
Samba de Aníbal, Jerônimo GG, Pope e Jurandir Terra.
Samba de Paulinho Rocha, Vicente Felisberto e Fininho.
Samba de Lequinho, Jr. Fionda, Gilson Bernini e Clarão.

Unidos da Tijuca (Avenida Francisco Bicalho 47, Centro)

Samba de Julio Alves e Totonho.

* Também disputam as parcerias de Telmo Augusto, Alexandre Alegria, Ricardo Góes e André Cabeça; e Sereno, Charlinho, Carlinhos do Sete e J. Herédia.



Além dessas duas agremiações, Caprichosos de Pilares também escolhe samba hoje, com quatro parcerias. E se você quiser ouvir os campeões nas outras escolas do Grupo Especial, clique aqui.


Moda verde sobe a Serra

Foto de Rodrigo Azevedo A preocupação com o futuro do planeta já faz parte da filosofia de diversas empresas. A indústria fashion acompanha a tendência, ou seja, está na moda ser ecológico. Em busca de processos de produção não-agressivos ao meio ambiente, grifes da Serra como Calabrote, Haver e Gloss estão adotando a malha feita de fibra de bambu. Ela substitui tecidos que têm como matéria-prima o eucalipto, árvore cujo reflorestamento é muito mais demorado que o bambu. Além de preservar o meio ambiente, o tecido de fibra de bambu é mais fresco e tem um caimento melhor do que a viscose e a viscolycra, por exemplo. A loja Cola Colorida, da Rua Teresa, em Petrópolis, trabalha com peças 100% algodão (que, portanto, não contêm qualquer material derivado do petróleo, recurso não-renovável), além de malha reciclada. A marca também aproveita sobras de tecido das roupas para produzir acessórios ou para aplicar nas peças (como a da foto deste post). Para saber mais sobre a moda verde na Serra, leia a reportagem no GLOBO-Serra deste fim de semana ou clique no Globo digital (somente para assinantes).

Cieps abandonados...

Dos oito Cieps que foram municipalizados em São Gonçalo, apenas um foge a regra que marca a rotina dos estudantes da rede: unidades abandonadas, com poucos professores e muito lixo no pátio. No 051-Anita Garibaldi, no Jardim Catarina, a menina Idiana reflete a qualidade do ensino: aos 11 anos ela não sabe ler ou escrever. A estudante já repetiu três vezes o primeiro ano do Ensino Fundamental e faltando dois meses para o fim de mais um ano letivo, continua sem saber identificar as letras. A denúncia do descaso com a educação partiu do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Estado do Rio ( Sepe-São Gonçalo) e o Minha Cidade, novo suplemente do EXTRA, vistoriou cada unidade e comprovou a gravidade da situação.

Praça agoniza em São João de Meriti

Praça Castelo Branco em São João de Meriti - Foto:Gustavo Stephan

Os moradores do bairro Vila Rosali e a Prefeitura de São João de Meriti estão fora de sintonia. Enquanto os primeiros reclamam uma reforma na praça Castelo Branco, a Secretaria de Obras garante que já fez a obra, mas vândalos teriam destruído a única área de lazer da região. No final das contas, quem sofre são os freqüentadores, afugentados pelo descaso e abandono.

Os brinquedos estão sucateados. O balanço, a gangorra e o escorregador que antes provocavam risos nas crianças, hoje parecem peças de ferro-velho. E a quadra de futebol vira um pântano quando chove. A Prefeitura garante que entregou a Praça inteiramente reformada, com novos brinquedos, mesas de jogos, bancos e quadra com cerca de proteção em maio deste ano. Cinco meses depois o resultado é este da foto. A reportagem completa você encontra no Caderno Baixada dos jornais O Globo e Extra deste sábado ou no Globo Digital (somente para assinantes).

Vila, Grande Rio e Estácio de Sá já têm samba

Além da Portela, outras três escolas escolheram seus sambas para 2009 na madrugada desta sexta para sábado. Na Unidos de Vila Isabel, os vencedores foram André Diniz, Serginho 20, Artur das Ferragens e Leonel, com um refrão que deve sacudir a escola (clique aqui para ouvir o samba e para ler a letra). Já em Duque de Caxias, Deré, Emerson Dias, Rafael Ribeiro e Mingau são os compositores do samba da Acadêmicos da Grande Rio (ouça e veja a letra). E na Estácio de Sá, do Grupo de Acesso, surpresa com a vitória de Osmar, Marcelo Buda, Antonio da Conceição, Magu, Neneu, Hugo Bruno e Lúcio Moraes (confira a letra). E você? Concorda com os campeões? Até agora, qual o melhor samba do Grupo Especial em sua opinião?

Portela sagra tricampeões em noite de gala

Quadra da Portela no dia da semi-final. Foto de divulgação/Portela

Deram aos compositores portelenses (logo os portelenses...) a missão de fazer um samba sobre o amor. E não podia ser diferente. Na noite de ontem, quando a Águia escolheu a composição que levará para a avenida ano que vem, o torcedor da azul-e-branco lavou a alma, se esbaldou e tinha uma certeza: qualquer samba que vencesse colocaria a Portela na lista das agremiações com os melhores da safra 2009. Numa disputa com nomes como Diogo Nogueira, filho de João Nogueira, e Eliane Farias, filha de Paulinho da Viola, além de outros bambas, difícil era escolher o melhor. No fim, venceu a parceria de Ciraninho, Wanderley Monteiro, Diogo Nogueira, L.C Máximo e Júnior Escafura, que se sagraram tricampeões. Na quadra, grande parte dos portelenses aprovou. E você? Gostou do samba? Ouça, veja a letra e opine!

Enredo: "E por falar em amor, onde anda você?"

Brilha Portela! Das trevas renasce o amor...
Doze cavaleiros se uniram
Um rei a lealdade conquistou
Lendas do povo europeu
Festiços, mistérios, magia
A lua vem beijar o astro rei
A noite se encontra com o dia
Lágrimas nos olhos do imperador
Na Índia, o palácio da saudade
Mãe África Negra! O amor cruza o mar! Liberdade!

Meu coração guerreiro
É raça, é filho desse chão
Meu canto tem raiz, é brasileiro
É natureza e miscigenação


Cenas de cinema, lindos temas de amor
A união da família, momentos que o vento levou
O homem tem que usar a consciência,
As maravilhas da ciência
Para viver em harmonia
Vem recordar...ranchos, blocos e cordões
Os mascarados no nos salões
As fantasias no Municipal
Embarque nesse bonde, é carnaval!
São vinte e uma estrelas que brilham no meu olhar
Se eu for falar da Portela não vou terminar
Lá vem minha águia no céu da paixão!
O azul que faz pulsar meu coração!

Oh! Majestade do samba
Meu orgulho maior é tua bandeira!
Chegou minha Portela! Meu eterno amor!
A luz de Oswaldo Cruz e Madureira

Alerj se mobiliza para garantir ampliação do Parque da Tiririca

Esta semana, a disputa pelo Parque da Tiririca entrou num novo round. Em resposta ao mandado de segurança impetrado pelas empresas Pinto de Almeida e Soter Engenharia no Órgão Especial do Tribunal de Justiça, questionando a constitucionalidade do decreto que amplia o parque, o deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL) começou a articular com o líder do governo na Assembléia, o deputado Paulo Melo (PMDB), a apresentação de um projeto de lei para aumentar os limites da Unidade de Conservação. Freixo diz que, se a Justiça acatar a argumentação do mandado e derrubar o decreto, a Alerj garantirá a proteção do parque através do projeto de lei (clique aqui para ler a íntegra da matéria _ só para assinantes).

O anúncio da discórdia

Busdoor de Jorge Roberto Silveira. Foto de Luciana Paschoal

Recém-saído de uma eleição relativamente tranqüila, Jorge Roberto Silveira (PDT) já é motivo de discussões entre advogados. Para comemorar a vitória do pedetista, seu grupo político produziu busdoors agradecendo pelos votos dados ao prefeito eleito. O gesto não foi bem interpretado pelo presidente do Instituto de Direito Político, Eleitoral e Administrativo (Idipea), Alberto Rollo. Segundo ele, os coletivos, por serem uma concessão pública, não podem veicular propaganda política.

A opinião não é compartilhada por Edgard Massa, conselheiro da OAB-Niterói, que não vê intenções políticas na publicidade. Hamilton Pitanga, futuro secretário-executivo de Jorge Roberto, concorda. Mas faz mistério quando perguntado qual é a fonte de recursos dos anúncios. Hamilton diz que "não importa" saber quem pagou pelos busdoors. Leia mais sobre a polêmica nesta edição do GLOBO-Niterói (assinantes podem conferir a reportagem clicando aqui).

E você, concorda com a divulgação da propaganda? Acha que ela deve ser retirada? Opine!

Fuja do congestionamento

O relógio anuncia que são 18h e para quem está saindo de mais um dia de trabalho a sensação de dever cumprido é certa. Já para quem bate ponto no Centro de Alcântara, a certeza é outra: congestionamentos esperam na porta do trabalho. A matéria completa sobre a rotina estressante destes gonçalenses e de moradores de cidades vizinhas que compartilham do problema podem ser lida no MINHA CIDADE, suplemento do EXTRA que chega às bancas neste sábado. Fica aqui a dica de internautas para quem segue de São Gonçalo até a Ponte Rio-Niterói:

"Infelizmente, para quem segue para o Rio não tem alternativa. O melhor é ir de ônibus (para quem tem facilidade, ou o ônibus passa vazio e regularmente, se é que isso existe...). Juro que já pensei em dar a volta na baía, passando por Magé, mas com certeza demorará bem mais. Quem sabe com o Arco Rodoviário... hehe"

"Ah, esse eu nunca tentei, mas de repente pegar a João Brasil ali na Venda da Cruz e depois a Noronha Torrezão para ir para a Zona Sul de Niterói deve ser um bom caminho. "

"Uma boa opção para fugir dos congestionamentos, para quem vai pra Niterói, é pegar a Benjamim Constant e seguir pelo desvio instalado pela prefeitura, fazendo com que os motoristas prossigam até a saída da Alameda. Esse caminho foge daquele engarrafamento de quem vai para a Ponte. "

Paes e Gabeira falam sobre a Zona Oeste

O GLOBO-Zona Oeste enviou aos dois candidatos à prefeitura do Rio que estão no segundo turno, Eduardo Paes (PMDB) e Fernando Gabeira (PV), perguntas dos internautas sobre os problemas da região. Os leitores questionaram sobre a limpeza das ruas, problemas na Baía de Sepetiba, falta de opções culturais, transporte público e má conservação de ruas e avenidas.

Na edição deste sábado, serão publicadas as respostas de cada um. É a chance de analisar o que Paes e Gabeira pensam sobre a Zona Oeste.

Dor em vez de alegria

Foto de Marcelo Carnaval

Depois de um desentendimento com o companheiro, a agressão física. Sem saber o que fazer, muitas mulheres se calam e até pensam em suicídio. Essa é a realidade de milhares de mulheres do estado do Rio, que convivem com maus tratos, muitas das vezes, praticados pelos maridos ou ex-companheiros.

A Zona Oeste, segundo dados do Instituto de Segurança Pública, é a região da cidade que concentra o maior número de registros de ameaça e agressão física contra as mulheres. O Dossiê Mulher, divulgado pelo ISP esse ano, mostra que cerca de 15 mulheres foram agredidas por dia somente da Zona Oeste em 2007.

Durante a semana, caderno Zona Oeste ouviu relatos de duas mulheres que fazem parte dessa triste estatística. Confira essa história na edição desse sábado.

Viradouro: Juliana Paes vai passar a coroa

Candidatas ao posto de rainha de bateria ensaiam na Viradouro - Foto: Gustavo StephanNo próximo sábado, essas cinco belas meninas vão disputar o posto de rainha de bateria da escola de samba Unidos do Viradouro com outras 29 candidatas. A musa e atual rainha, Juliana Paes, vai passar a coroa em uma cerimônia que promete surpresas.

Em Niterói, multiplicadores atuam em comunidades carentes

Artista plástica Leila B ensina pintura para jovens do Preventório - Foto: Gustavo Stephan

Quando se une a vontade de ajudar à necessidade, o resultado é sempre positivo. Em Niterói, dezenas de multiplicadores se uniram ao projeto "Santo de Casa Faz Milagre", da ONG Campus Avançado, para dar um futuro melhor a jovens carentes. O projeto oferece cursos que vão de pintura a bordado, passando por oficinas de vídeo e silk screen. No total, são oferecidos 30 cursos para mais de 300 jovens. Vizinha do Morro do Preventório, a artista plática Leila B (de azul) abre seu ateliê para oficinas de pintura: "Me sinto realizada em poder ajudar", conta.

O novo suplemento do Extra já está nas bancas

Foto Fábio RossiChega às bancas, neste sábado, o primeiro Minha Cidade, o novo suplemento semanal do EXTRA que vai circular em São Gonçalo, Niterói, Maricá e Itaboraí. Na estréia, os benefícios que os shoppings trarão em breve para São Gonçalo e ainda dicas para fugir do trânsito de Alcântara e os shows que agitarão os próximos dias. Toda semana, o leitor contará com um caderno recheado de informações e novidades sobre a região, uma das mais importantes da região. São reportagens sobre o dia-a-dia de cada cidade e seções como "Lazer", com a programação cultural e dicas de diversão; "Prato Cheio", com sugestões de restaurantes e receitas para incrementar seu cardápio. Na estréia, pratos com frutas.Há ainda, a coluna "Centro, parada obrigatória", com dicas opções para matar o tempo no Centro de Niterói.

Os leitores podem participar da edição do caderno sugerindo reportagens, comentando as notícias ou enviando fotos aqui no blog ou nas seções "Eu-repórter" e "Fala, Minha Cidade".