quarta-feira, 16 de julho de 2008

REFEITURA DE BELFORD ROXO





O comandante geral do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, coronel Pedro Machado, visitou o destacamento da corporação que esta sendo ampliado e reformado pela prefeitura, no bairro Fonte da Rosa, em Belford Roxo. A unidade, que deverá ser inaugurada em agosto, terá um efetivo de 16 bombeiros e oito agentes da Defesa Civil do município.

O destacamento terá dois alojamentos – um para cabos e soldados e outro para sargentos – de 57 metros quadrados cada, depósito, dois banheiros e recepção. A unidade terá 240 metros quadrados de área construída, além do pátio para a manobra de viaturas e instalação de hidrantes.

A prefeita Maria Lucia dos Santos enfatizou que o destacamento será fundamental para Belford Roxo, que hoje utiliza os serviços de Nova Iguaçu ou Duque de Caxias. "O município cresceu e não podemos ficar sem uma unidade do Corpo de Bombeiros. Durante minhas duas gestões consegui trazer também um batalhão de Polícia Militar e o fórum. É uma satisfação perceber a evolução", disse.

O coronel Pedro Machado se surpreendeu com as instalações do destacamento, cujas obras estão em fase de acabamento. Segundo ele, a localização da unidade vai permitir um entrosamento maior do Corpo de Bombeiros com a comunidade. "Esse intercâmbio é primordial para a corporação. Além disso, percebo que a Prefeitura teve muito cuidado com a obra, cujo acabamento está muito bom. As acomodações proporcionarão um bom ambiente de trabalho aos bombeiros", encerrou.

O secretário municipal de Segurança Pública, Francisco D'Ambrósio, lembrou que em dois acidentes em Belford Roxo os bombeiros demoraram a chegar. O primeiro foi a explosão na fábrica da Bayer, e o segundo em um princípio de incêndio no Hospital Jorge Julio Costa dos Santos. "O atraso deu-se não pela ineficácia dos bombeiros, mas por causa da distância. Eles saem de Nova Iguaçu e muitas vezes encontram engarrafamentos. A demora dura em média 30 minutos, que para um incêndio é muito tempo. Com a inauguração do destacamento vamos ganhar mais agilidade nos atendimentos e a resposta será imediata", finalizou o secretário.

Outro ponto destacado na visita do comandante geral do Corpo de Bombeiros foi a integração da corporação com o Serviço de Atendimento Móvel (Samu). Segundo o superintendente de Urgência e Emergência Pré-Hospital Fixa e Móvel, coronel Fernando Suarez, a idéia é fazer com que as viaturas do Samu que atendem Belford Roxo fiquem baseadas no destacamento do bairro Fonte da Rosa. "Iríamos ganhar tempo e agilidade nos serviços, pois às vezes acontece de sair uma viatura do Corpo de Bombeiros e uma do Samu para a mesma ocorrência. Com esta integração, a resposta para um acidente será muito mais rápida. Vamos apresentar esta proposta ao Cisbaf (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Baixada Fluminense), que gerencia o Samu na região, e mostrar os benefícios", concluiu o coronel.

FOTOS DE MÁRCIO VIANA:

Foto 1: Maria Lucia e Pedro Machado visitaram as instalações da corporação, que irá agilizar o atendimento na cidade.

Foto 2: O destacamento do Corpo de Bombeiros esta sendo ampliado e reformado pela prefeitura de Belford Roxo.

Coordenadoria de Comunicação Social
Assessor Especial de Imprensa: Alberto Aquino (9943-6012)
Coordenadora: Vanessa Assenoff (9957-3863)
Telefones: 2103-6863, 2103-6892 e 2103-6891
Redatores: Clébio Luiz (9181-0497) e Adriana Braga (9784-4890).

0 comentários: