quarta-feira, 16 de julho de 2008

BIBLIOTECA DA ALERJ REÚNE HISTÓRIA E ATUALIDADE


BIBLIOTECA DA ALERJ REÚNE HISTÓRIA E ATUALIDADE

História, informação e beleza num mesmo lugar. A biblioteca da Assembléia Legislativa do Rio, que recebe mais de mil visitantes por mês, é referência para a pesquisa de fatos históricos do estado que foi capital do Brasil de 1763 a 1960. O acervo do legislativo é o mais antigo do País.

Referência cultural do Estado do Rio, a biblioteca da Alerj retrata fielmente a evolução histórica de uma cidade que foi também estado: a Guanabara. Há impressos do tempo de província, do Rio antigo, atas do império (1835), do antigo parlamento (1877), do Conselho Municipal do Distrito Federal (1894), anais das constituintes, da Câmara Federal e do Senado, decretos da Velha República e várias outras obras raras, como a Constituição em braille, D.Quixote de la Mancha, de Cervantes, e Os Lusíadas, de Camões. E, ainda, a coleção dos Diários Oficiais. A predominância de obras com teor legislativo a torna referência não só para os deputados da Casa e seus assessores, como também para juízes, advogados e membros do Poder Público em geral.

Os salões são uma atração à parte. Em estilo renascentista italiano, têm as paredes cobertas com enormes estantes de madeira esculpida com grãos e folhas de café, uma referência ao período áureo do país. Nas portas, cristal para evitar distorção na imagem dos livros. No alto, teto de gesso trabalhado e grandes lustres pendentes, já no piso, mosaico feito de tacos de madeira em três cores. Todo o mobiliário é original da época de fundação e já foi cenário de discussões literárias e de encontros de deputados e outros personagens importantes, como Olavo Bilac, por exemplo. A varanda, que nesta época permitia a visão da Baía de Guanabara, hoje abriga parte dos livros e documentos. São ao todo cerca de 55 mil volumes, segundo Rosa Maria Rangel, especialista legislativa da biblioteca.

A Biblioteca Dona Maria Portugal Duque Costa localiza-se na sala 210 do Palácio Tiradentes, que fica na Rua Dom Manoel, s/nº, no Centro do Rio. Ela funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, mesmo nos períodos de recesso e pode ser acessada pela internet: www.alerj.rj.gov.br (clicar no campo "biblioteca"). Dúvidas também são esclarecidas pelos funcionários através do e-mail dbibliot@alerj.rj.gov.br. E os telefones para informações são: (21) 2588-1418 ou 2588-1419

0 comentários: